21 de fevereiro de 2014

História da Família

Uma das coisas que ando me dedicando desde o ano passado é a história da família.
Já tenho algumas informações e estou anotando tudo no site Family Search. Lá consigo montar minha árvore genealógica, além de algumas histórias de alguns de meus antepassados e anexar fotos. 

Além de divertido, fazer a história da família é muito importante.


Milhões de pessoas em todo o mundo, de todos os credos, estão ativamente engajadas na pesquisa genealógica — tentando encontrar antepassados queridos e unir os laços familiares do passado e do presente.

Por que estão fazendo isso? Muitos provavelmente dirão que é um passatempo divertido e que se sentem motivados por uma grande curiosidade a respeito de seus antepassados. Mas é porque foram tocados pelo espírito deste trabalho. De acordo com o Velho Testamento, Elias, o profeta, voltaria à Terra para preparar o caminho do Senhor. O Espírito do Senhor é o espírito de amor que por fim superará todo o distanciamento da família humana enquanto constrói pontes entre as gerações. A pesquisa genealógica liga os queridos avós, já falecidos, aos netos que nunca os conheceram, pois preserva e compartilha suas histórias e lembranças. Uma vida não registrada é uma vida que em uma ou duas gerações cairá no esquecimento. E mais, conhecer nossos antepassados ajuda a moldar-nos e instila em nós valores que direcionam e dão significado a nossa vida.

O Profeta bíblico Malaquias profetizou a respeito do retorno de Elias, o profeta, para converter o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais (ver Malaquias 4:5–6).

A profecia foi cumprida quando o profeta Elias apareceu a Joseph Smith e Oliver Cowdery (o homem que ajudou Joseph a traduzir o Livro de Mórmon) no Templo de Kirtland em 3 de abril de 1836. Elias restaurou poderes específicos do sacerdócio ao conferi-los a Joseph e Oliver. Esse poder é o que torna possível às famílias serem seladas por gerações. Por meio do trabalho de história da família, podemos participar do cumprimento contínuo dessa promessa. Podemos aprender sobre nossos antepassados e aqueles que morreram sem a oportunidade de ouvir o evangelho e receber ordenanças, e aumentar nosso amor por eles. Podemos ser inspirados por suas histórias de coragem e fé. Podemos transmitir esse legado a nossos filhos.
Ver mais em mormon.org

Desde o ano passado tenho o hábito de escrever no diário. Não escrevo diariamente, mas tento pelo menos uma vez por mês fazer o apanhado geral dos desafios que tive e como eu fiz pra superá-los. Um dia, quando eu não estiver mais aqui, meus filhos e netos poderão ler e me conhecer melhor, quem sabe minhas histórias possam ajudá-los a superar algum desafio, ou quem sabe possa confortá-los em algum momento de angústia.

Eu sei que essas coisas são verdadeiras.
As famílias podem ser eternas.


Nenhum comentário: